O processo de passagem do ciclo I para o ciclo II
Reservamos um tempo da reunião pedagógica para organizar a recepção dos alunos na primeira semana de aula. A maioria dos professores já possuiam algumas informações a respeito das turmas do 5o. ano , mas tínhamos em mente que o primeiro vínculo afetivo estabelecido seria muito importante para a adaptação. Com todo o grupo do ciclo II, pensamos nos detalhes que fariam com que os alunos se sentissem acolhidos
É natural que os alunos demonstrassem um sentimento de medo misturado com ansiedade, afinal, a nova série traz uma lista considerável de desafios quando comparada à anterior. O mais importante é a escola encontrar maneiras de atenuar as dificuldades, auxiliando na adaptação. Interações entre alunos e professores, construção de combinados e adoção de hábitos de organização são pontos-chave para fazer a mudança - inevitável e necessária - sem contratempos.
A primeira diferença entre as duas etapas é a maior quantidade de professores. Depois de conviver com apenas um educador em sala de aula durante anos, a troca para até oito deles parece algo bem difícil. Por isso, é importante que os alunos se sintam seguros em relação aos novos professores. Os educadores se apresentarão, traçarão um panorama dos conteúdos e tirarão dúvidas e estabelecerão combinados importantes para o bom desenvolvimento das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário