S.A.P., TAMBÉM CONHECIDA COMO GRUPO DE ESTUDOS DO MORRO

Somos um grupo de alunos e profissionais da educação da EMEF MORRO GRANDE.
S.A.P. quer dizer SALA DE APOIO PEDAGÓGICO, na verdade são projetos muito legais para resgatar competências e habilidades dos alunos que possuam dificuldades na aprendizagem ou que por algum outro motivo pularam etapas na sua aprendizagem e/ou alfabetização.
Aqui estão registrados alguns momentos que os atores estão vivendo e construindo em seu percurso como alunos.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O processo de passagem do ciclo I para o ciclo II
 
Como garantir a acolhida dos alunos nos primeiros dias de aula para estabelecer o vínculo com a escola ?
Reservamos um tempo da reunião pedagógica para organizar a recepção dos alunos na primeira semana de aula. A maioria dos professores já possuiam algumas informações a respeito das turmas do 5o. ano , mas tínhamos em mente que o primeiro vínculo afetivo estabelecido seria muito importante para a adaptação. Com todo o grupo do ciclo II, pensamos  nos detalhes que fariam com que os alunos se sentissem acolhidos

É natural que os alunos demonstrassem um sentimento de medo misturado com ansiedade, afinal, a nova série traz uma lista considerável de desafios quando comparada à anterior. O mais importante é a escola encontrar maneiras de atenuar as dificuldades, auxiliando na adaptação. Interações entre alunos e professores, construção de combinados e  adoção de hábitos de organização são pontos-chave para fazer a mudança - inevitável e necessária - sem contratempos.
 A primeira diferença entre as duas etapas é a maior quantidade de professores. Depois de conviver com apenas um educador em sala de aula durante anos, a troca para até oito deles parece algo bem difícil. Por isso, é importante que os alunos se sintam seguros em relação aos novos professores. Os educadores se apresentarão, traçarão um panorama dos conteúdos e tirarão dúvidas e estabelecerão combinados importantes para o bom desenvolvimento das aulas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário